top of page
Buscar
  • Foto do escritorGilmar Silva

52ª Festa da Cerejeira em Flor

Durante o período medieval do Japão, os samurais passaram a valorizar as flores de cerejeira como um símbolo do lema dos samurais: viver o presente sem medo. Algo muito pertinente com o código samurai do Bushido, uma vez que a cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.

Com o passar do tempo a tradição de contemplar as flores se espalhou entre os samurais e os membros da corte imperial, que organizavam festas em jardins e parques para apreciar as flores de cerejeira em plena floração. Assim surgiu o Hanami, a tradição japonesa de contemplar a beleza das sakura (flores de cerejeira).

Mas foi apenas no Período Edo (1603-1868) que o Hanami se tornou uma prática mais difundida entre as classes mais baixas da sociedade japonesa. Quando as pessoas passaram a visitar os parques e jardins para fazer piqueniques sob as árvores de cerejeira em flor. Assim o Hanami se tornou um momento para as famílias e amigos se reunirem, desfrutarem de comidas e bebidas, e apreciarem a beleza efêmera das flores.

E a tradição segue viva até hoje, e mesmo as comunidades de japoneses que vivem fora do país celebram a data com grandes festas em parques destinados a florada da Cerejeira.


Em Campos do Jordão, por exemplo, este ano acontece a 52ª Festa da Cerejeira em Flor. O evento que é organizado pelo Recanto de Repouso Sakura-Home, da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social - ENKYO, acontecerá em quatro finais de semana, divididos entre julho e agosto: 22 e 23/07, 29 e 30/07, 05 e 06/08, e 12 e 13/08. Datas: 22, 23, 29 e 30/07 e 05, 06, 12 e 13/08

Horário: das 09h às 16h

Endereço: Parque da Cerejeira - Av. Tassaburo Yamaguchi, 2173

Vila Albertina, Campos do Jordão/ SP

Ingresso: R$ 30,00 / Meia: R$ 15,00*

Informações: (12) 99711- 0904


*¹Crianças até 6 anos não pagam. A compra é feita na hora, na entrada do parque. Aceitamos dinheiro ou cartão de débito.

Regras de meia-entrada: parquedacerejeira.com.br/meia-entrada


*² Todo o dinheiro arrecadado com a Festa da Cerejeira é destinado ao Recanto de Repouso Sakura Home ♡


Outras informações em parquedacerejeira.com.br

*

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page